martes, 25 de octubre de 2016

​Investir no enraizamento da planta permite cultivos mais sadios e produtivos



Pouco visível, mas muito importante, a raiz é uma das principais partes da planta, entre as suas funções está a da sustentação do vegetal e a absorção de água e nutrientes impactando em todo o desenvolvimento do cultivo e, consequentemente, na sua produtividade. Na região nordeste do Brasil, produtores de hortícolas e frutíferas têm conquistado incremento no volume colhido com auxílio de precursores hormonais e aminoácidos.

O engenheiro agrônomo Emanuel Araújo Alves, da Crop Agrícola, empresa que presta consultoria técnica em fazendas produtoras de frutas da região nordeste, explica que nestes estados o estresse causado na planta, decorrente da salinidade do solo e das interferências climáticas durante o transplantio da muda, tem dificultado o desenvolvimento do sistema radicular. “Isso acaba ocasionando na planta o que chamamos de travada”, conta.

De acordo com o consultor, a utilização de soluções à base de precursores hormonais e aminoácidos tem permitido aos produtores cultivos com melhor capacidade de absorção de água e nutrientes, maior longevidade e ganho na colheita. “Nós temos observado que com o uso destes produtos conseguimos chegar lá na frente com uma produtividade melhor, falando em ganhos entre 5% e 6%”, afirma Alves.

Isso acontece porque as soluções vão estruturar o solo para o enraizamento, favorecendo toda a questão microbiológica e de minerais, disponibilizando nutrientes para a planta, e influenciá-la hormonalmente a enraizar, esclarece o gerente técnico de hortifrúti da Alltech Crop Science, Aloísio Maciel. “Um dos direcionamentos mais efetivos para conseguir um enraizamento favorável é um bom preparo de solo. Além disso, a possibilidade de rotação de cultura para que o produtor tenha níveis de enraizamento diferentes no solo, também influencia”, conta.

Treinamento online
A fim de esclarecer como acontece o enraizamento e as principais funções da raiz, a Alltech Crop Science promove, no dia 7 de novembro, o treinamento online gratuito “Importância do enraizamento no desenvolvimento e produção de hortícolas e frutíferas”. Segundo Maciel, a palestra, que tem duração aproximada de uma hora, ainda trará informações sobre fatores que interferem no enraizamento e as particularidades de alguns cultivos durante a fase.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...